Make your own free website on Tripod.com

Página inicial               Fale Conosco  

Pesquisas Escolares     

*Ciências
*História                               
*
Geografia
*Português
*Matemática
*Curiosidades Matemáticas

Apostilas

*Word
*Excel
*Power Point
*Conceitos básicos
*Corel Draw 
*Accsess

Dicas de jogos
*Psone
*Playstation2
*Nintendo 64
*Xbox

*Ilusões de ótica

Jogos on-line

*Jogo do pingüim

 

Vitaminas

Vitamina A: Também chamada retinol, mantém os tecidos epiteliais saudáveis e age na visão. Na falta dessa vitamina, a pessoa pode ter dificuldade de enxergar em ambientes pouco iluminados (distúrbio conhecido como cegueira noturna), ficar com a córnea ressecada e a pele áspera.

É encontrada na gema do ovo, em laticínios, na margarina, na carne de fígado e nos rins. Além disso, nosso organismo fabrica vitamina A a partir do betacaroteno, substância encontrada em verduras com folhas verde-escuras e vegetais amarelos ou alaranjados (cenoura, abóbora, espinafre, couve, agrião, caqui, pêssego, mamão, manga, melão).

 

Vitamina do complexo B: São várias vitaminas (B1 , B2, B6, B12, niacina, ácido fólico, entre outras) que agem em muitas realizações químicas do corpo, principalmente no processo da respiração celular, responsável pela produção de energia.

 

B1: A falta desta vitamina provoca inflamação nos nervos, paralisia e atrofia dos músculos. A doença é chamada beribéri (palavra que, em cingalês, quer dizer 'fraqueza'). Ela é encontrada no feijão, na soja, na ervilha, nos miúdos, na carne, na gema de ovo, no pinhão e nos cereais integrais ou enriquecidos. 

 

B2: A falta dessa vitamina e da B6 também provoca lesões no sistema nervoso e prejudica a pele. São encontradas na carne, no fígado, nas hortaliças com folhas (couve, agrião, espinafre), em ovos, leite e cereais integrais ou enriquecidos.

 

Niacina: Sua falta provoca diarréia, fraqueza, lesões na pele e no sistema nervoso e desordens mentais: é a pelagra (do italiano 'do enferma'). É encontrada no fígado, em carnes, peixe, feijão, amendoim, pinhão, couve, café e cereais integrais ou enriquecidos.

 

B12: Ela e o ácido fólico dão importante para a renovação das células do corpo, e sua falta pode causar anemia (diminuição do número de hemácias no sangue). O ácido fólico está presente em quase todos os alimentos, principalmente em vegetais com folhas, no fígado, em ovos, feijão e frutas. Já a vitamina B12 é praticamente exclusiva de alimentos de origem animal (fígado, miúdos, ovos, carne, queijo, frutos do mar). 

 

Vitamina C: É importante para a manutenção dos tecidos conjuntivos. Por isso, na falta dessa vitamina, esses tecidos ficam fracos, e podem ocorrer sangramentos ou hemorragias na pele, na gengiva, nas articulações, etc. São ricos em vitamina C a acerola, o kiwi, a goiaba, o caju, o pimentão, o brócolis, a couve, o tomate, a manga, a laranja, o morango, o mamão e muitas outras frutas.

 

Vitamina D: Facilita a absorção e o depósito de sais de cálcio e fósforo nos ossos. Por isso, sua falta pode provocar alterações ou deformidades no esqueleto das crianças e fraqueza óssea em adultos. É encontrada em alimentos gordurosos: gema de ovo, manteiga, peixes gordurosos (sardinha, atum). É também produzida em nossa pele, pela ação dos raios ultravioleta do Sol. Por isso, é importante que crianças, por estarem em fase de crescimento, tomem sol regularmente. Porém, ninguém deve exagerar. É importante evitar o horário entre 10 e 16h e sempre usar um protetor solar.

 

Vitamina E: É encontrada em muitos alimentos, como óleos vegetais, cereais, leguminosas, laticínios, gema de ovo e hortaliças com folhas verdes. Por isso, é difícil que alguém tenha carência de vitamina E. Mas quando isso acontece, pode haver lesões nos glóbulos vermelhos e anemia.

 

Vitamina K: Além de ser encontrada em muitos alimentos (folhas verdes, batata, gema de ovo, óleo de soja, tomate, fígado, leite), ela é fabricada por bactéria que vivem em nosso intestino grosso. Como essa vitamina auxilia na coagulação do sangue, sua falta pode dificultar o estancamento de hemorragias. 

 

s