Make your own free website on Tripod.com

Página inicial               Fale Conosco  

Pesquisas Escolares        

*Ciências
*História                               
*
Geografia
*Português
*Matemática
*Curiosidades Matemáticas

Apostilas

*Word
*Excel
*Power Point
*Conceitos básicos
*Corel Draw 
*Accsess

Dicas de jogos
*Psone
*Playstation2
*Nintendo 64
*Xbox

*Ilusões de ótica

Jogos on-line

*Jogo do pingüim

 

Sais Minerais

Existem vários tipos de sais minerais. Vamos conhecer a seguir alguns deles:

  • Cálcio e fósforo: Formam os ossos e os dentes, além de atuar no funcionamento de nervos e músculos. São encontrados em abundância nos laticínios, nas hortaliças de folhas verdes (brócolis, espinafre, etc.) e nos ovos.

  • Sódio, potássio e cloro: Influenciam no volume de água retida no organismo ou eliminada dele e atuam nas funções de músculos e nervos. São encontrados em muitos alimentos: o sódio e o cloro fazem parte do sal de cozinha, e o potássio aparece em grande quantidade nas frutas, verduras e no feijão.

  • Ferro: Forma a hemoglobina, proteína que transporta o oxigênio no sangue. Por isso, a deficiência de ferro pode causar fraqueza, mal-estar, cansaço, dificuldade de respirar, entre outros problemas. São sintomas de anemia, doença comum em crianças subnutridas, em pessoas com vermes ou que estejam perdendo sangue pelas fezes.

  • Iodo: Faz parte dos hormônios produzidos pela glândula tireóide, que controla a produção de energia na célula e o crescimento do corpo. A falta de iodo leva ao mau funcionamento da tireóide, aumentando exageradamente o seu tamanho - surge o bócio ou papeira. Isso costuma ocorrer em regiões cujo solo é pobre em iodo, o que faz com que esse elemento falte nos alimentos. Para evitar o problema, há leis que obrigam a adição de iodo ao sal de cozinha.

  • Flúor: Participa na formação de ossos e dentes. Existe em pequena quantidade em todos os alimentos, mas, em muitas cidades, o flúor é adicionado à água encanada como medida auxiliar na prevenção de cáries.