Make your own free website on Tripod.com

Página inicial               Fale Conosco

Pesquisas Escolares  

*Ciências
*História                               
*Geografia
*Português
*Matemática
*Curiosidades Matemáticas

Apostilas

*Word
*Excel
*Power Point
*Conceitos básicos
*Corel Draw 
*Accsess

Dicas de jogos
*Psone
*Playstation2
*Nintendo 64
*Xbox

*Ilusões de ótica

Jogos on-line

*Jogo do pingüim

 

Celenterados

 

Também chamados de Cnidários, são animais geralmente marinhos que possuem simetria radial. Neste grupo são incluídos o coral, a hidra, a medusa e a anêmona-do-mar. Apresentam alternância de gerações, podendo estar sob a forma de pólipos ou de medusas. O filo é dividido em três classes: Hydrozoa, nos quais predomina a forma de pólipo; Anthozoa, que apresenta somente a forma de pólipo e Schyphozoa que são geralmente medusas.

O pólipo possui uma forma cilíndrica, com um extremo preso ao substrato, no outro está localizada a boca, rodeada de tentáculos. As medusas têm a forma de um guarda-chuva aberto rodeado de tentáculos com a boca no centro da região inferior.

 

Podem nadar livremente ou viver fixos nos fundos de mares e rios, isolados ou formando colônias. Apresentam simetria radial e caracterizam-se pela presença de células urticantes chamadas c cnidócitos, que revestem sua superfície corpórea, principalmente os tentáculos. Vivem em habitat aquático, predominantemente marinhos, como as águas-vivas, os corais, as hidras, as caravelas e as actínias ou anêmonas-do-mar. Os celenterados são animais invertebrados.

Curiosidades:

  • Existem medusas de doze milímetros até dois metros de diâmetro, como as do gênero Cyanea, que vivem no oceano Ártico e possuem tentáculos de até trinta metros de comprimento.

  • A presença de cnidócitos garante uma eficiente defesa do animal, que tem poucos predador. Mas a tartaruga, seu principal predador, possui na boca e no esôfago um revestimentos protéico de queratina, que a protege contra o líquido urticante. A queratina também está presente na formação da carapaça das tartaruga.

  • As medusas são bastante "gulosas". A Aurelia, por exemplo, muito comum em todo mundo, mede cerca de 25 centímetros de diâmetro e é capaz de matar dez filhotes de salmão por hora.

  • As águas-vivas se locomovem através de um sistema de propulsão a fato. Quando contraem os músculos da borda do corpo, expulsam um forte fato de água que as impulsiona para frente.

As medusas são utilizadas em pesquisas de faramocologia marinha. Produzem uma fotoproteína que, ao entrar em contato com o cálcio, fica luminosa. Assim, procura-se descobrir o papel do cálcio em contrações musculares.