Make your own free website on Tripod.com

Página inicial           Fale Conosco

Pesquisas Escolares

*Ciências
*História                               
*Geografia
*Português
*Matemática
*Curiosidades Matemáticas

Apostilas

*Word
*Excel
*Power Point
*Conceitos básicos
*Corel Draw 
*Accsess

Dicas de jogos
*Psone
*Playstation2
*Nintendo 64
*Xbox

*Ilusões de ótica

Jogos on-line

*Jogo do pingüim

 

Calorias

Uma caloria é a quantidade de calor que aumenta a temperatura de um grama da águra em um grau Celsius.

A energia dos alimentos pode ser medida em calorias. No entanto, para medir a quantidade de energia gerada pelo alimento, costumamos utilizar a unidade de medida chamada quilocaloria (kcal), que vale 1000 calorias. Uma maçã, por exemplo, tem, em média, 70 kcal; uma banana, 100 calorias e um sorvete cremoso (bem servido), 230 kcal.

De quantas calorias uma pessoa precisa?

Isso depende de muitos fatores, como o peso, a idade, o sexo e, principalmente, de quanta energia gasta durante o dia - essa necessidade aumenta também durante a gravidez e na amamentação. Quanto maior o esforço e a sua duração, mais calorias são consumidas. E, portanto, mais a pessoa precisa comer para repor as calorias perdidas. Um homem de 75 kg que trabalhe a maior parte do tempo sentado num escritório, e que não faça exercícios físicos diários, gasta cerca de 2300 kcal por dia. Uma mulher de 60 kg, e na mesma situação, gasta cerca de 1900 kcal por dia. Mas, se esse homem tiver um trabalho que exija certo esforço físico o então se ele praticar exercícios diários, pode gastar aproximadamente 2900 kcal por dia, e a mulher, nessas condições, por volta de 2200 kcal por dia.

Depois de ingerido, o alimento é liberada por uma série de transformações ou reações químicas que fazem parte da respiração celular  e que acontecem no interior das células. Nesse processo, a glicose, um açúcar, combina-se com o oxigênio e se transforma em gár carbônico e água, gerando energia.