Make your own free website on Tripod.com

Página inicial               Fale Conosco  

Pesquisas Escolares  

*Ciências
*História                               
*
Geografia
*Português
*Matemática
*Curiosidades Matemáticas

Apostilas

*Word
*Excel
*Power Point
*Conceitos básicos
*Corel Draw 
*Accsess

Dicas de jogos
*Psone
*Playstation2
*Nintendo 64
*Xbox

*Ilusões de ótica

Jogos on-line

*Jogo do pingüim

 

Aves

Características:

  • Têm o corpo cobertos de penas. A função das penas é proteger o corpo da ave contra perdas de água e de calor e auxiliar o vôo. As penas são formadas de:          Cálamo - é a ponta oca que fica enterrada na pele da ave;                                        Raque - é a parte central, o "eixo" da pena;                                                                Barbas - são os "raminhos" das penas, que estão presos à raque;                              Bárbulas - são as pequeninas ramificações das barbas.

  • Possuem bico: o tamanho e o formato do bico variam de uma ave para outra. No papagaio, a parte de cima do bico é maior que a de baixo; no azulão, as duas partes são do mesmo tamanho; etc.

  • Têm dois pares de membros: com os membros anteriores (as asas), as aves podem voar. Os membros posteriores (as pernas) permitem-lhes andar, correr, trepar em árvores ou nadar.

  • As aves são animais homeotérmicos, isto é, a temperatura do corpo praticamente não varia com as mudanças de temperatura do meio ambiente. Quando um pato entra na água fria, por exemplo, a temperatura de seu corpo permanece praticamente constante.

Você sabia que alguns ossos das aves são cheiros de ar? Esses ossos, ocos, chamam-se ossos pneumáticos. Por serem muito leves, facilitam o vôo.

Em algumas aves o ossos esterno é pontudo, em forma de quilha, prendendo os poderosos músculos peitorais, que determinam as batidas das asas. Graças a essa forma, o esterno favorece o "corte" do ar, facilitando o vôo. Nas aves que não voam, como os avestruzes, o esterno é achatado.

As aves respiram por pulmões. Além dos pulmões, o sistema respiratório das aves compõe-se de órgãos especiais (siringe e sacos aéreos), que não são encontrados nos outros vertebrados. A siringe é a porção inferior da traquéia, adaptada ao canto. Os sacos aéreos são bolsas que funcionam como reservatório de ar. Através deles o ar dos pulmões é conduzido aos ossos pneumáticos. Quando as aves estão em pleno vôo, os sacos aéreos também fornecem ar para sua respiração. Além disso, facilitam o canto e diminuem o peso específico do animal, contribuindo para o vôo.

 

Estrutura de um ovo: Veja a seguir as partes de um ovo:

  • Casca: parte externa que protege o ovo. A casca é resistente, porosa (permite entrada e saída de ar) e rica em sais de cálcio.

  • Membrana da casca: membrana existente entre a casca e a clara.

  • Clara: parte incolor, que fica branca quando o ovo é cozido ou frito. A clara é uma fonte de proteínas e de água para o embrião.

  • Calaza: membrana encontrada na clara que liga a gema aos pólos do ovo.

  • Disco germinativo: estrutura que dará origem ao embrião, se houver fecundação.

  • Gema: parte amarela, que contém o vitelo, um material rico em substâncias nutritivas diversas (proteínas, gorduras, etc.) que alimentam o embrião.

  • Câmara de ar: câmara situada entre a casca e a membrana da casca, na extremidade mais larga do ovo, que contém reserva de ar para o embrião respirar.

Classificação das aves:

As aves são classificadas em oito grupos principais:

-Columbiformes: pombo, juriti, rolinha, etc;

-Galiformes: pavão, galo, peru, codorna, etc;

-Ciconiformes: garça, siriema, socó, cegonha, etc;

-Reiformes: ema, etc;

-Anseriformes: pato, cisne, marreco, etc;

-Passeriformes: canário, azulão, curió, pardal, sabiá, etc;

-Falconiformes: gavião, urubu, águia, etc;

-Psitaciformes: papagaio, periquito, arara, etc.